11/04/2014

Auto retrato


Meu pai era funcionário público
Depois aposentado, como sempre foi
Minha mãe, espanhola
Rosária depois Rosa naturalizada
Um irmão mais velho e único
Não brigávamos
Ele batia
E eu revidava e corria
Eu franzino e folgado
Desde cedo curioso
Pelo lado do meu pai
A família sempre unida nas necessidades
Fora delas, uma sólida desunião
Pelo lado da minha mãe
Estranhos que se tornaram familiares
La pelos meus dez anos
Era gozado o sotaque castelhano da minha avó
Tive vários cachorros, gatos e um rato branco
Colecionei figurinhas, fichas de ônibus
E revistinhas do Carlos Zéfiro
(Sob o forro da gaveta)
Vivi minha infância livre
De papo e futebol nas esquinas
Quando se tinha cuidado com os carros
E não com as pessoas
Meu pai morreu aposentado
Minha mãe morreu ainda Rosa
Meu irmão vai bem, obrigado
E eu ainda sou magrelo
Menos folgado
E mais curioso

Ricco Paes
2013